Cerveja Gelada em 5 Minutos!

Foto: Niel Schubert

Foto: Niel Schubert

Com certeza você já passou por uma situação onde não possuía bebida gelada e precisava delas em poucos instantes. Principalmente no camping, quando você chega com sua cerveja quente ou em casa, naquele dia com visitas e a bebida acaba, você acaba tendo que esperar ou passar vergonha.

Para isso vai uma dica de como gelar suas bebidas em mais ou menos 5 minutos utilizando como fonte principal o gelo.

Você precisará de:

  • Um recipiente (isopor, caixa térmica, balde e etc.)
  • Gelo (em cubos)
  • Sal (de cozinha ou preferencialmente grosso)
  • Álcool

Agora é só colocar as latas ou garrafas envolvidas no gelo em cubos, como tradicionalmente você faz. Adicione sal preferencialmente grosso (por volta de 200g por cada 10 latas) e álcool (400ml por cada 10 latas). Para baratear o processo, você poderá não fazer uso do álcool.

As bebidas ficarão estupidamente geladas em 5 minutos ou menos.

Tudo isso acontece devido às propriedades coligativas do conjunto. Uma solução de sal e água tem um ponto de fusão (congelamento) menor do que a água pura, que é de 0 graus Célsius. Quando se coloca sal em um gelo formado por água pura diminui-se o ponto de fusão, logo, não consegue ficar congelada. O gelo derrete, mas o processo de derretimento do gelo é um processo endotérmico, ou seja, absorve calor do meio para poder ocorrer. Uma vez que o gelo é derretido pela adição do sal, este processo rouba calor do meio externo, fazendo com que a temperatura do recipiente diminua abaixo de zero. Ela pode chegar a -19°C.

Resumindo: o sal funciona como um elemento que faz com que o gelo tenha um derretimento mais rápido, com uma velocidade de retirar energia do sistema (no caso, o da bebida) também aumentada.

O álcool tem a mesma função do sal, formando uma solução de álcool em água, que tem um ponto de congelamento muito abaixo de zero. Mas o sal acaba saindo bem mais barato e com maior eficiência: cada par iônico de cloreto de sódio equivale a duas moléculas de etanol neste processo. Desta forma aproximadamente 30 g de sal equivalem a 65 mL de etanol, para que seja observado o mesmo efeito.

Agora pare de perder tempo e vá logo gelar sua cerveja… Seus amigos chegarão em 5 minutos…

URL da Imagem do Autor: Webmaster

Compartilhe Este Artigo no

1 Comentário

  1. Gente o bang da certo msm…e fika ate melhor se coloka um pokinhu de alcool…pod fazer sim…toda glr daki curtiu…flw!!!

    Deixar uma Resposta

Menções

  1. Gelando cerveja estilo The Flash | Confraria da Birita - […] Acompanhe no vídeo abaixo como fazer a solução frigorífica que já tínhamos comentado neste post de 2008! […]

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *