Ranking das 20 melhores cachaças

A boa e velha cachaça há muito deixou de ser uma bebida sem valor. Hoje é apreciada em confrarias, tem admiradores mundo afora e já conta com legislação específica.

São mais de 5 mil marcas de cachaça legalizadas no Brasil, desde cachaças artesanais que levam anos para ficarem prontas e podem custar até 500 reais a garrafa, até pingas industriais produzidas em algumas horas e vendidas a 3 reais. Um abismo não só de preço, mas principalmente de qualidade.

Confira aqui quais são, segundo os bons entendedores, as melhores aguardentes do país.

Download do Ranking das 20 melhores cachaças

Os 10 mandamentos da boa cachaça

Por Sérgio Arno, Chef e Dono da Universidade da cachaça

Foto: Mauren Veras

Foto: Mauren Veras

  1. ANALISARÁS BEM O RÓTULO:  verifique o ano, a procedência, a cor, o lacre e a graduação alcoólica. Garrafa deve ser sempre transparente, pois a cor ajuda a identificar, entre outras coisas, as impurezas.
  2. NÃO TERÁS PRECONCEITO: se de qualidade garantida, a cachaça não tem nada de “marvada”. Ter preconceito é totalmente infundado.
  3. BEBERÁS SEMPRE EM TEMPERATURA AMBIENTE: a temperatura ambiente é ideal, pois mantém o aroma e o sabor intocados.
  4. DARÁS A CADA CACHAÇA SEU FIM MERECIDO: para a mundialmente conhecida caipirinha, deve-se usar uma cachaça com teor alcoólico alto, pois o gelo dilui a bebida. E sempre branca. O sabor envelhecido não combina com a caipirinha. O mesmo tipo de cachaça, branca e forte, deve ser usado para culinária, pois o alto teor alcoólico flamba melhor. E, para beber purinha, vale a melhor cachaça, claro, envelhecida em tonéis de madeira e de boa procedência.
  5. ESTOCARÁS SEMPRE: monte a sua adega. Mantenha as garrafas num ambiente escuro, fresco e longe da mesa, para evitar a tentação.
  6. CONHECERÁS PARA DEGUSTAR: um pouco de conhecimento sobre o mercado e a história da cachaça ajuda a não levar gato por lebre. Salinas, por exemplo,é ícone da cachaça nacional, mas algumas marcas desconhecidas embarcam na fama e vendem pinga barata com a rubrica da cidade. Atenção às cachaças indicadas por este ranking. Livros, como o de Erwin Weimann, também ajudam.
  7. NUNCA BEBERÁS CACHAÇA SOZINHO: cachaça é para bebericar com os amigos, é algo social. Quanto mais amigos se tem, mais cachaça na cabeça…
  8. COMBINARÁS A BOA CACHAÇA COM A BOA COMIDA: tudo que é gorduroso vai bem com cachaça. Mas tem de ser branca, nunca envelhecida, porque o sabor da madeira compete com o do alimento. Cachaça envelhecida, só após as refeições, de preferência com um bom charuto.
  9. CONQUISTARÁS AMIGOS E MULHERES: para impressionar, diga que cachaça envelhecida guardada no freezer ganha a viscosidade de um licor, e substitui até um bom brandy.
  10. DEGUSTARÁS, MAS NÃO SE TORNARÁS UM CACHACEIRO: as provas de cada cachaça devem ser pequenas. Mesmo. Mas não se cospe depois- seria pedir demais. Tenha sempre água, pão ou bolinho para consumir entre as provas, para limpar a boca.
Download do Ranking das 20 melhores cachaças
Share This Post On

16 Comments

  1. Esse mandamento nº 9 me soou um pouco estranho…A autêntica Cachaça, principalmente a mineira,mesmo envelhecida,jamais ganhará “viscosidade de um licor.” Essa expressão inclusive me parece coisa de “viado”…rs. Além de não fazer justiça aos verdadeiros machões bebedores de pinga!!!

    Post a Reply
  2. caros amigos. É com interesse que tive acesso à está página onde encontrei verdadeiros ícones da “mardita amiga”. Gostaria de saber maiores informações sobre uma caninha que experimentei outro dia, chamda “Chapéu de Palha”, ou algo assim. Gostei do sabor e também do aroma, ouso, inclusive, indicá-la para uma pesquisa por estes conhecedores.
    Um abraço. Paulo Sergio.

    Post a Reply
  3. Boa tarde Amigos,
    além de trabalhar com cachaça TABOA, sou uma ótima apreciadora,
    adoro cachaça e adorei os 10 mandamentos
    porém…
    vou contra a 1°, pois temos uma garrafa linda, toda revestida com a fibra de uma planta que também chama taboa, nela é impossível ver o líquido, que consequentemente fica no escuro e ser reserva.
    e o 3°, pois algumas ficam maravilhosas geladinhas.
    principalmente em dias ou noites de calor!!

    gostaria de aproveitar a oportunidade para lhe convidar a acessar o site,
    http://www.taboa.com.br
    abraços

    Post a Reply
  4. tenho duas garrafas de aguardentes antigas nome-decabeça prabaixo e de cabeça pra cima

    Post a Reply
  5. è uma pena que depois da fama a cachaça so leva o rotulo, é impossivel pequenas fabricas de cachaça em Salinas MG conseguir manter estoque no Brasil inteiro e ainda exportar para alguns paises….. eu ainda prefiro a legitima cachaça artesal não, vai uma dica cachaça 3 gerações (Salinas MG)

    Post a Reply
  6. Moro na cidade de Divinópolis MG, mais sou um admirador da boa cachaça, das 20 aqui mostradas eu conheço e tenho em casa 16 delas, na cidade de Salinas MG onde se produz as melhores cachaças do mundo eu tive o prazer de conhecer a fazenda, a indústria e o deposito da cachaça Seleta, fui apresentado ao proprietário o Srº Antônio que é uma pessoa incrível, na época eu fui ciceroneado pelo gerente comercial Srº Joelson,
    Na cidade de Salinas eu fui muito bem recebido e trouxe de lá mais de 20 garrafas de cachaça.
    Mais o que mais me deixa triste é não ver a cachaça Cristalina do Picão, produzida na cidade Mineira de Martinho Campos, ela é uma das melhores que já tomei, vale a pena quem aprecia esta bebida Brasileira procurar a Cristalina do picão para tomar.

    Post a Reply
  7. Naum concordo com o nono mandamento, porque eu nao quero impressionar ninguem com esses papo de licor.
    E o decimo, bom eu bebo pra ficar zuado e nao e so uma dose pra ficar assim, pelo menos umas 5 garrafas com os mano, eu tenho 19 e eles na faixa dos 17 aos 30 anos, bom, nao importa isso, o importante eh beber uma boa cachaça… que eh a brasileira e a gente tem que da relevancia a ela

    Post a Reply
  8. Quando passarem pelo Vale do Paraiba,venham degustar no bairro Barreiro e em seguida Estrada da Baracéia,820 Taubaté-SP,a cachaça Portal da Baracéia artesanal macia e de paladar suave 40 graus produção muito limitada cortamos a cabeça e a cauda para dar ao apreciador o sabor de uma boa cachaça.Contato para visita 12-36214111.Sem mais atenciosamente Cachaça Portal da Baracéia.

    Post a Reply
  9. Como se pode ver a farsa nos mandamentos é que na 3ª colocação diz para vc beber SEMPRE em temperatura ambiente e na 9ª colocação pra “impressionar” amigos e mulheres diz que colocada no freezer ganha viscosidade de um licor. Afinal, é pra beber em temperatura ambiente ou gelada?

    Post a Reply
  10. Tivemos a grata satisfação em receber, Menção Honrosa pelo V concurso da cachaça de qualidade na USP de São Carlos,foi feita analise sensorial em 60 itens da cachaça e passamos por todos,com um percentual bem abaixo do estipulado pelo MAPA,teve 48 marcas que participaram de todo o Brasil e a nossa aqui do Vale do Paraiba da cidade de Taubaté SP,uma cachaça de alambique artesanal é avaliada e votada com merito edeclaração de Menção Honrosa Valeu nosso empenho e dedicação viva a Cachaça Portal da Baracéia, ( a marca que traduz sabor ) nosso alambique será um centro de excelencia da cachaça artesanal,após esse reconhecimento de 25 experts no assunto de qualidade da cachaça na USP de São Carlos.

    Post a Reply
  11. Carlos envie o endereço de email dacachaça portal da baracéia, pois interrese em conhecer essa cachaça; sou colecionador e consumidor da boa cachaça; um abraço e agaurdo.

    Post a Reply
    • Marcos Gonçalves, desculpa a demora para responder, nosso email é cordamericana@ig.com.br. Quando vier a Taubaté procure o Mercado Municipal que a cachaça estará a venda na casa do norte, um local que possui uma carta de mais de 600 tipos de cachaça, no qual você pode encontrar mais alguma para a sua coleção. Abraço

      Post a Reply
  12. Não concordo que a melhor cachaça é a envelhecida em madeira.
    Pois toda a madeira muda o sabor da cachaça.
    A cachaça na madeira não é mais cachaça; é cachaça com madeira.
    A melhor cachaça só pode ser a purissima sem nenhuma mistura.
    Nino

    Post a Reply
  13. Só sei que nada sei.
    A cachaça tem muitos segredos. O importante e o padrão. Isso nao e para todos.

    Post a Reply
  14. Olá pessoal.

    Bom vamos lá, já a algum tempo venho sendo leitor desse maravilhoso site e o considero como o melhor nesta área. Tenho 49 anos e a mais de 20 aprecio degustar uma ótima cachaças, não me considero uma excelência, mais acredito ser um profundo conhecedor.
    A alguns anos quando a revista PlayBoy lançou seu primeiro ranking de cachaças, como eu já conhecia todas as listadas e algumas outras e não pude concordar totalmente com o mesmo, achei que faltaram algumas e outras não deveriam figurar na no ranking, não que essas cachaças não fossem boas, mais sabia da existência de outras muito melhores.
    O tempo foi passando e outros ranking além dos da Playboy foram surgindo e continuei não concordando totalmente com os mesmos, a presença de algumas e a falta de outras me levaram a tentar entender o que estava ocorrendo, será que meu paladar era tão diferente!! Não creditando que tivesse um paladar tão diferenciado resolvi tirar minhas dúvidas, todas as vezes que estava com amigos que apreciam essa maravilha, fiz um teste cego, onde colocava uma das cachaça que eu entendia que não deveria estar no ranking e uma outra que acreditava que deveria estar e para surpresa desses meus amigos e não minha, quase sempre o resultado era favorável a cachaça que eu havia escolhido.
    Neste momento foi que minhas dúvidas aumentaram, pois a diferença não estava em meu paladar pelos resultados que encontrei, em algum outro motivo, resolvi então analisar os ranking e descobri que as cachaças listadas nos ranking eram basicamente sempre as mesmas, mudava uma ou outra cachaça e sempre os nomes que apareciam eram só de cachaças mais conhecidas e não das melhores, porém depois de muito pensar eu descobri o motivo. Achei tudo isso muito estranho resolvi então verificar e em minhas analises acredito ter descoberto o motivo. O problema não estava nos degustadores que fizeram o ranking, mas na falta de conhecimento de um universo maior de nossa cachacinha amada, comecei a verificar nas matérias as indicações de onde beber as mesmas e resolvi visitar os bares e outras casa que eu ainda não conhecia e em todos esses lugares percebi que os cardápios são praticamente iguais, nada de novo ou diferente, alguns com 70, 80 cachaças em seu cardápio, outros 130, 150 mais sempre algo muito parecido.
    Por isso resolvi escrever esse longo texto para tentar colaborar com um futuro ranking, que mesmo que seja igual aos que já foram feitos, que tenham basicamente a mesmas cachaças, será mais realista, pois serão degustadas um universo muito maior cachaças, para que isso ocorra os degustadores deveriam frequentar casas que tenham um cardápio mais diversificado saindo da mesmice, algo mais extenso e que tenha cachaças de varrias áreas do pais, deixo como sugestão o maior cardápio que conheço que é o do Gogó da Ema na região do Morumbi em São Paulo, com mais de 900 rótulos diferentes e entre eles estão todas as citadas em todos os rankings.

    Cachaças que faltaram:

    - CORREINHA
    - SANTO GRAU SEX 18
    - PINISSILINA
    - SALINAS
    - REPUBLICANA
    - ALDEIA
    - VELHO PESCADOR

    Um grande abraço a todos.

    Post a Reply
  15. Entre o ranking das 20 melhores cachaças do Brasil tenho certeza que as cachaças do Estado do Espírito Santo tem lugar garantido entre as 20 melhores.

    Apiacá ES 27/09/2013.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>