Vinho fortalece o sistema imunológico

Segundo a Universidade da Califórnia, Tomar uma taça de vinho por dia ajuda o corpo a combater infecções e aumenta a eficácia de vacinas.

Já sabíamos que pessoas que tomam um copo de vinho por dia apresentam melhora na saúde e principalmente na função cardiovascular. Agora nós podemos adicionar o sistema imune à essa lista.
Ilhem Messaoudi, professora da UC

A professora se refere ao resveratrol, presente no vinho tinto, que faz bem ao coração e protege contra o câncer.

Para estudar o impacto sobre o sistema imunológico, os pesquisadores separaram macacos em dois grupos: um que podia beber álcool e outro que não. Inicialmente, todos apresentaram respostas semelhantes à vacinação. Mas, sete meses depois, os que haviam consumido álcool moderadamente tiveram os melhores resultados nos testes de imunidade.

Assim como os seres humanos, os macacos mostraram comportamento muito variável para consumo de álcool. Os mais exagerados tiveram resultados ainda piores do que aqueles que não beberam nada. Assim, segundo Ilhem Messaoudi, “isso confirma que o consumo moderado de etanol resulta na redução de todas as causas de mortalidade, principalmente de doenças cardiovasculares, mas o consumo excessivo de álcool tem um impacto negativo significativo sobre a saúde“.

Fonte: O Globo

URL da Imagem do Autor: Webmaster

Compartilhe Este Artigo no

1 Comentário

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *